top of page
Search
bedtsmogerklez1980

Download do Cordova para Windows 10: baixe o software que te permite criar aplicativos móveis usando



Como baixar Cordova para Windows 10




Se você é um desenvolvedor da Web que deseja criar aplicativos móveis multiplataforma usando HTML, CSS e JavaScript, talvez já tenha ouvido falar de . Cordova é uma estrutura de código aberto que permite usar tecnologias da Web para acessar recursos nativos do dispositivo, como câmera, contatos, geolocalização e muito mais. Com o Cordova, você pode escrever uma base de código e implantá-la em várias plataformas, como Android, iOS, Windows e outras.




download cordova for windows 10



No entanto, antes de começar a desenvolver com o Cordova, você precisa instalá-lo em seu computador. Neste artigo, mostraremos como baixar e instalar o Cordova no Windows 10. Também mostraremos como criar e executar um aplicativo Cordova de exemplo em sua máquina Windows 10.


Pré-requisitos para instalar o Cordova no Windows 10




Antes de instalar o Cordova no Windows 10, você precisa se certificar de que possui os seguintes requisitos:


  • Node.js e NPM: Node.js é um ambiente de tempo de execução JavaScript que permite executar código JavaScript fora de um navegador. O NPM é um gerenciador de pacotes que acompanha o Node.js e permite que você instale e gerencie módulos para seus projetos Node.js. Você precisa do Node.js e do NPM para instalar a interface de linha de comando (CLI) do Cordova, que é a principal ferramenta para criar e gerenciar projetos do Cordova.



  • Git para Windows: Git é um sistema de controle de versão que permite rastrear alterações e colaborar em seu código. Git for Windows é um aplicativo de terminal que permite usar comandos Git em sua máquina Windows. Você precisa do Git para Windows para baixar plug-ins e plataformas para seus projetos Cordova.



  • SDK do Android: Android SDK é um kit de desenvolvimento de software que fornece ferramentas e bibliotecas para o desenvolvimento de aplicativos Android. Você precisa do Android SDK para criar e executar seus aplicativos Cordova para dispositivos Android.



Instalando o Cordova no Windows 10




Instalando Node.js e NPM




Para instalar Node.js e NPM em sua máquina com Windows 10, você pode baixá-los do . Recomendamos usar a versão LTS (suporte de longo prazo) mais recente do Node.js, que atualmente é 14.18.1.


Se você baixar o Node.js do site oficial, obterá um arquivo ZIP que contém o executável do Node.js e outros arquivos. Você precisa extrair o arquivo ZIP para uma pasta de sua escolha e adicionar essa pasta à variável PATH do sistema. Para fazer isso, siga estas etapas:


  • Clique com o botão direito do mouse em Este PC Selecione Propriedades



  • Clique em Configurações avançadas do sistema



  • Clique em Variáveis de ambiente



  • Em Variáveis do sistema, localize e selecione a variável PATH



  • Clique em Editar



  • Clique em Novo e cole o caminho para a pasta onde você extraiu o Node.js



  • Clique em OK para salvar as alterações



Se você usar o instalador do Windows, obterá um arquivo executável que o guiará pelo processo de instalação. Você só precisa seguir as instruções e aceitar as configurações padrão. O instalador adicionará automaticamente Node.js e NPM à variável PATH do sistema.


Para verificar se Node.js e NPM estão instalados corretamente, você pode abrir um prompt de comando e executar os seguintes comandos:


nó -v npm -v


Você deve ver os números de versão de Node.js e NPM impressos na tela. Por exemplo:


v14.18.1 6.14.15


Instalando o Git para Windows




Para instalar o Git para Windows em sua máquina com Windows 10, você pode baixá-lo do . Recomendamos usar a versão mais recente do Git para Windows, que atualmente é a 2.33.1.


Se você baixar o Git para Windows do site oficial, obterá um arquivo executável que o guiará pelo processo de instalação. Você só precisa seguir as instruções e aceitar as configurações padrão. O instalador adicionará automaticamente o Git à variável PATH do sistema e criará um atalho para o Git Bash em sua área de trabalho.


Se você usar o terminal Git Bash, obterá um aplicativo de linha de comando que permite usar comandos Git em sua máquina Windows.Você precisa executar o aplicativo como administrador e digitar o seguinte comando:


git --version


O aplicativo baixará e instalará o Git para Windows para você. Você deve ver o número da versão do Git impresso na tela. Por exemplo:


git versão 2.33.1.windows.1


Instalando e configurando o Android SDK




Para instalar e configurar o Android SDK em sua máquina Windows 10, você pode baixá-lo do . Recomendamos usar a versão mais recente do Android SDK, que atualmente é 31.


Se você baixar o Android SDK do site oficial, receberá um arquivo ZIP que contém as ferramentas do Android SDK e outros arquivos. Você precisa extrair o arquivo ZIP para uma pasta de sua escolha e adicionar essa pasta à variável PATH do sistema. Para fazer isso, siga as mesmas etapas do Node.js, mas use o caminho para a pasta onde você extraiu o Android SDK.


Se você usar o Android Studio IDE, obterá um ambiente de desenvolvimento integrado que permite criar e executar aplicativos Android em sua máquina Windows. Você precisa baixar e executar o arquivo executável do site oficial e seguir as instruções para instalar o Android Studio IDE. O instalador baixará e instalará automaticamente o Android SDK para você.


Para configurar o Android SDK, você precisa abrir o Android Studio IDE e ir para Ferramentas > SDK Manager. Lá, você pode selecionar e instalar as plataformas e ferramentas necessárias para seus projetos Cordova. Por exemplo, você pode selecionar o Android 11 (API de nível 30) como sua plataforma de destino e instalar sua plataforma SDK, Google APIs Intel x86 Atom System Image e Google Play Intel x86 Atom System Image.


Você também precisa instalar algumas ferramentas adicionais, como Gradle, que é uma ferramenta de automação de compilação que o Cordova usa para criar aplicativos Android. Para fazer isso, vá para Tools > SDK Manager > SDK Tools e selecione e instale o Gradle.


Instalando a CLI do Cordova




Para instalar o Cordova CLI em sua máquina com Windows 10, você precisa usar o NPM, que é um gerenciador de pacotes que acompanha o Node.js. Você precisa abrir um prompt de comando e executar o seguinte comando:


npm install -g cordova


Este comando instalará o Cordova CLI globalmente em sua máquina, o que significa que você pode acessá-lo de qualquer diretório. Para verificar se o Cordova CLI está instalado corretamente, você pode executar o seguinte comando:


cordova -v


Você deve ver o número da versão do Cordova CLI impresso na tela. Por exemplo:


10.0.0 Criando e executando um exemplo de aplicativo Cordova no Windows 10




Agora que você instalou o Cordova em sua máquina Windows 10, pode criar e executar um aplicativo Cordova de exemplo para testar sua configuração. Para fazer isso, siga estas etapas:


Criando um aplicativo Cordova de amostra




Para criar um aplicativo Cordova de exemplo, você precisa usar o Cordova CLI, que é uma ferramenta de linha de comando que permite criar e gerenciar projetos Cordova. Você precisa abrir um prompt de comando e executar o seguinte comando:


cordova create hello com.example.hello HelloWorld


Este comando criará um novo projeto Cordova chamado hello no diretório atual. O projeto terá o nome do pacote com.example.hello e o nome do aplicativo HelloWorld. Você pode alterar esses valores para atender às suas necessidades.


O comando também criará uma pasta www dentro da pasta hello, que contém os arquivos da Web para seu aplicativo, como HTML, CSS e JavaScript. Você pode editar esses arquivos para personalizar a aparência e a funcionalidade do seu aplicativo.


Executando o aplicativo Sample Cordova no Android Emulator




Para executar o aplicativo Cordova de exemplo no emulador Android, você precisa adicionar a plataforma Android ao seu projeto e construí-lo. Para fazer isso, execute os seguintes comandos:


cd hello cordova platform add android cordova build android


Esses comandos mudarão o diretório para a pasta hello, adicionarão a plataforma Android ao seu projeto e criarão seu aplicativo para Android.O processo de compilação usará o Gradle e as ferramentas Android SDK para compilar seu aplicativo e gerar um arquivo APK, que é o arquivo executável para aplicativos Android.


Para executar seu aplicativo no emulador Android, você precisa ter um dispositivo emulador configurado em sua máquina. Você pode usar o Android Studio IDE para criar e gerenciar dispositivos emuladores. Para iniciar seu aplicativo no emulador, execute o seguinte comando:


cordova emular android


Este comando iniciará o dispositivo emulador padrão e instalará e executará seu aplicativo nele. Você deve ver a tela inicial do seu aplicativo e uma mensagem dizendo "Hello World". Você pode interagir com seu aplicativo usando os controles do emulador.


Executando o aplicativo Cordova de amostra em seu dispositivo




Para executar o aplicativo Cordova de exemplo em seu dispositivo, você precisa conectar seu dispositivo ao computador usando um cabo USB. Você também precisa habilitar a depuração USB em seu dispositivo, o que permite que você se comunique com seu computador. Para ativar a depuração USB, siga estas etapas:


  • Vá para Configurações > Sobre o telefone



  • Toque no número da compilação sete vezes para ativar as opções do desenvolvedor



  • Volte para Configurações > Opções do desenvolvedor



  • Ative a depuração USB



Para executar seu aplicativo em seu dispositivo, você precisa usar os mesmos comandos do emulador, mas substitua emulate por run. Por exemplo:


cordova executar android


Este comando instalará e executará seu aplicativo em seu dispositivo. Você deve ver a tela inicial do seu aplicativo e uma mensagem dizendo "Hello World". Você pode interagir com seu aplicativo usando a tela sensível ao toque do seu dispositivo.


Conclusão




Neste artigo, mostramos como baixar e instalar o Cordova no Windows 10. Também mostramos como criar e executar um aplicativo Cordova de exemplo em sua máquina Windows 10. Com o Cordova, você pode usar tecnologias da Web para criar aplicativos móveis multiplataforma que podem acessar recursos nativos do dispositivo. Esperamos que este artigo tenha ajudado você a começar a desenvolver o Cordova no Windows 10.


Se quiser saber mais sobre o Cordova, você pode conferir os seguintes recursos:


  • : a documentação oficial do Cordova, que abrange tópicos como uso da CLI, desenvolvimento de plug-ins, guias de plataforma e muito mais.



  • : Um tutorial abrangente que ensina como criar um aplicativo Cordova do zero, usando HTML, CSS, JavaScript, jQuery Mobile e PhoneGap Build.



  • : o blog oficial do Cordova, que apresenta notícias, atualizações, dicas e tutoriais para desenvolvedores do Cordova.



perguntas frequentes





  • Qual é a diferença entre Cordova e PhoneGap?



Cordova e PhoneGap são estruturas que permitem criar aplicativos móveis multiplataforma usando tecnologias da web. No entanto, o PhoneGap é uma distribuição do Cordova que adiciona alguns recursos e serviços adicionais, como o PhoneGap Build, que é um serviço baseado em nuvem que permite criar seus aplicativos sem instalar nenhum software no computador.


Cordova é a estrutura principal que fornece a funcionalidade básica e os plug-ins para acessar os recursos nativos do dispositivo. PhoneGap é uma versão de marca do Cordova que oferece alguns recursos e serviços adicionais. Você pode usar Cordova ou PhoneGap para criar seus aplicativos, mas precisa estar ciente das diferenças e problemas de compatibilidade entre eles.


  • Como posso adicionar mais plugins ao meu projeto Cordova?



Os plug-ins são módulos que ampliam a funcionalidade do seu projeto Cordova, fornecendo acesso a recursos nativos do dispositivo, como câmera, contatos, geolocalização e muito mais. Você pode adicionar plug-ins ao seu projeto Cordova usando o comando Cordova CLI:


plugin cordova adicionar plugin_name


Você pode encontrar uma lista de plugins disponíveis no .


  • Como posso depurar meu aplicativo Cordova no Windows 10?



A depuração do aplicativo Cordova no Windows 10 pode ser feita usando várias ferramentas e métodos, dependendo da plataforma e do dispositivo de destino. Por exemplo, você pode usar as seguintes ferramentas e métodos:


  • Ferramentas de desenvolvimento do Chrome: Se você estiver executando seu aplicativo no emulador ou dispositivo Android, poderá usar o Chrome DevTools para inspecionar e depurar as exibições da Web do seu aplicativo. Para fazer isso, você precisa habilitar a depuração USB no seu dispositivo, conectá-lo ao seu computador e abrir o Chrome no seu computador. Em seguida, acesse chrome://inspect e selecione seu dispositivo e aplicativo na lista. Você verá uma janela com a interface do Chrome DevTools, onde poderá usar várias ferramentas, como Console, Elementos, Fontes, Rede e muito mais.



  • Código do Visual Studio: Se você estiver usando o Visual Studio Code como seu editor de código, poderá usar seu depurador integrado para depurar o código JavaScript do seu aplicativo. Para fazer isso, você precisa instalar o para Visual Studio Code e configure um arquivo launch.json para seu projeto. Em seguida, você pode usar o painel Debug para iniciar uma sessão de depuração e definir pontos de interrupção, observar variáveis, avaliar expressões e muito mais.



  • Estúdio Android: Se você estiver usando o Android Studio como seu IDE, poderá usar o depurador integrado para depurar o código nativo do seu aplicativo. Para fazer isso, você precisa importar seu projeto para o Android Studio e executá-lo no emulador ou dispositivo. Em seguida, você pode usar a janela da ferramenta Debug para iniciar uma sessão de depuração e usar várias ferramentas, como Logcat, Variables, Breakpoints e muito mais.



  • Como posso atualizar o Cordova no Windows 10?



Para atualizar o Cordova no Windows 10, você precisa usar o NPM, que é um gerenciador de pacotes que acompanha o Node.js. Você precisa abrir um prompt de comando e executar o seguinte comando:


npm update -g cordova


Este comando atualizará o Cordova CLI globalmente em sua máquina para a versão mais recente. Para verificar se o Cordova CLI está atualizado corretamente, você pode executar o seguinte comando:


cordova -v


Você deve ver o número da versão mais recente do Cordova CLI impresso na tela.


  • Como posso desinstalar o Cordova do Windows 10?



Para desinstalar o Cordova do Windows 10, você precisa usar o NPM, que é um gerenciador de pacotes que acompanha o Node.js.Você precisa abrir um prompt de comando e executar o seguinte comando:


npm desinstalar -g cordova


Este comando desinstalará o Cordova CLI globalmente da sua máquina. Para verificar se o Cordova CLI foi desinstalado corretamente, você pode executar o seguinte comando:


cordova -v


Você deve ver uma mensagem de erro informando que o cordova não é reconhecido como um comando interno ou externo.


0517a86e26


0 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page